Brasília (DF) — A ExpoDireito Brasil 2026 acaba de reforçar seu papel como um dos maiores encontros jurídicos da América Latina ao renovar, nesta semana, sua parceria com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Em reunião realizada na sede da autarquia, o CEO da ExpoDireito, Allan Christyan, esteve com o Diretor-Geral da ANTT, Dr. Guilherme Theo Sampaio, e o assessor institucional João Murta.
Na ocasião, foi firmada a continuidade da cooperação entre as instituições e anunciado o lançamento do Seminário Notorium de Direito Regulatório, Agências e Infraestrutura, que acontecerá dentro da programação oficial da ExpoDireito, nos dias 29 e 30 de maio de 2026, em Brasília.
“O Direito regulatório não é tão explorado como deveria na Academia e eventos jurídicos. O evento é uma oportunidade de trazer debates sobre temáticas pertinentes e atuais com a sociedade jurídica, autoridades, advogados e estudantes”, afirma Allan Christyan, idealizador e CEO da ExpoDireito Brasil.
A grande novidade deste ano é a coordenação direta do seminário por parte do Diretor-Geral da ANTT, que aceitou o convite da organização. “O objetivo do seminário é destacar o papel das agências reguladoras e promover um diálogo mais amplo com a sociedade, mostrando como a regulação impacta diretamente na infraestrutura nacional”, reforçou Guilherme Theo Sampaio.
Segundo os organizadores, o evento abordará temas como privatização de rodovias e ferrovias, concessões públicas, fiscalização de execução contratual, leilões públicos, digitalização e o uso de inteligência artificial na regulação. A programação será definida em conjunto com a comissão acadêmica da ExpoDireito nas próximas semanas.
Para o Presidente do Conselho Diretor da ExpoDireito Brasil, Valdetário Monteiro, a presença da ANTT e de outras agências reguladoras representa “um passo importante no fortalecimento do debate institucional e técnico dentro da programação do evento, que já conta com mais de 35 congressos e seminários previstos”.
João Murta, membro da coordenação acadêmica da ExpoDireito e coordenador adjunto do Seminário Notorium de Regulação, destaca que “essa é uma chance única de reunir, em um mesmo espaço, operadores do Direito, gestores públicos, estudantes e representantes das agências, ampliando a compreensão sobre os impactos reais da regulação no cotidiano das pessoas”.
Além da área regulatória, a ExpoDireito 2026 contará com debates sobre Direito Fiscalizatório e TCU, Administração da Justiça, Gestão Pública, além de fóruns sobre Política e Processo Legislativo. A expectativa é reunir milhares de participantes em um evento que se consolida como polo de atualização, networking e formulação de políticas públicas.